terça-feira, 9 de novembro de 2010

10 coisas que amo

Recebi, já há algum tempo, um selinho da Danny (Obrigada. Adorei!) do blog Expressing My Mind e que, por sua vez, recebeu do blog “A Piece of Me”. O selinho veio acompanhado de uma atividade : citar 10 coisas que se ama e repassar para outros 10 blogs. Demorei algumas semanas para montar minha seleção, mas, a cá está. A lista de blogs está disposta logo abaixo da minha seleção.

Dez coisas que amo, além do principal (as pessoas importantes e especiais para mim):

1- Cinema: Amo filmes de todos os gêneros. A ordem de preferência dos gêneros varia conforme o meu estado de espírito, mas, normalmente a ordem é a seguinte: suspense (qualquer tipo: antigo, atual, grande produção, produção barata) comédia (romântica, pastelão, humor negro) terror (prefiro terror mais psicológico e com boa dose de suspense. Mas, quando a cena é bem feita, sangue e violência também são muito interessantes.) e drama (clássicos, atuais, de época, etc.). Depois vem aventura, ação, animação e por último, ficção científica. Mantenho uma lista no Excel, com os títulos dos filmes que já vi em ordem alfabética. Tal lista é meu xodozinho. Eu não só adoro filme como adoro tudo que diz respeito a filmes: bastidores, entrevistas, cenas extras, curiosidades, etc. Eu vejo de tudo sem preconceitos. Gosto de ver filmes de todas as origens. Independente do gênero, se o filme é bom (ou inspira algo bom), me enche de contentamento e me da vontade de ver ainda mais filmes. Trilha sonora empolgante, personagens exóticos, irônicos, histórias mirabolantes, cenas inusitadas, há tanta coisa que torna um filme capaz de me deixar com um sentimento de encantamento quase sublime. É uma experiência bem particular, pois um filme só é mesmo finalizado com a visão do telespectador.
2-Truco: Desde cedo via meus primos por lado de pai, nos churrascos de família, se divertindo ao jogar truco, gritando, rindo. Era tudo uma brincadeira que parecia tão gostosa. Aos 13, meu primo por parte de mãe me ensinou a ordem e o valor das cartas e depois disso me virei e aprendi sozinha. E então comecei a jogar com meus primos e não é que com sorte e coragem inconseqüente de principiante, venci algumas partidas logo de cara. Maior incentivo que a vitória não tem. Se no começo era só sorte, com o tempo a sorte dividiu espaço com a habilidade e a estratégia. Ganhar me enche de energia para continuar jogando com mais paixão e mais inventividade em cada jogada. Perder me faz repensar as estratégias e serve para me reinventar. Hoje, criei minha própria metodologia para ensinar quem tiver vontade de aprender. O poker é outro jogo de cartas que tem chamado minha atenção por sua universalidade e, por isso aprendi através de um site a jogar. Tive poucas, mas boas oportunidades reais de praticar. No entanto, jogos virtuais tem muitos.Ultimamente jogo pelo Pokerstars que permite jogar sem pagar. Poker é minha nova paixão, contudo, ao menos até hoje, o truco é o meu amor.
3-Pizza: Uma pizza cheirosa quase que me faz flutuar, como se vê nos desenhos animados. Se alegria tem um sabor, é este. Pizza tem aquele gostinho capaz de me deixar contente, de bem com a vida. Um prato simples, delicioso e que para mim, não tem nada melhor. Na simplicidade mora meu deleite.
4-Vinho Tinto e Café: Café e vinho são bebidas especiais para mim, fazem parte de todo um ritual. O café é parte importante da minha rotina diária. De manhã serve para dar início oficial ao dia, de tarde para trazer conforto e recompensa ao meu dia. E fora de hora, é um luxo, um agradinho. O vinho precisa ser apreciado sem pressa. Serve para eu curtir uma melancolia, dar sabor à solidão ou então o oposto: curtir uma boa companhia dando valor apenas ao momento, sem preocupações tolas. Um papo filosófico ou um papo descontraído - intercalados com muitos risos – regados a vinho é uma experiência ótima.
5-Criatividade: Desenhar; escrever; contar histórias; criar paródias; inventar vozes; recortar; fotografar; inventar passos de dança engraçados e espalhafatosos para extravasar, liberal geral. Qualquer coisa que me inspire. Criar é algo que pulsa e me impulsiona. Eu tenho uma necessidade de criar, de inventar, de reinventar que parece muito maior do que eu. Um monstrinho que vive em mim, possuidor de uma sede e uma fome implacáveis. Quando dominada por este monstrinho sinto uma energia criadora, uma inspiração que quer sugar o mundo e me encho de vida. Contudo, senão sacio suas vontades, me sinto fraca, triste, angustiada e impotente. Não querer atender aos pedidos deste monstro que, desconfio ser do bem em grande parte do tempo, não faz sentido. É um desperdício sem tamanho.
6- Conhecimento: O alimento da minha alma. Tudo me interessa, tudo desperta minha curiosidade. Abasteço-me lendo revistas, gibis, artigos, blogs e livros; conversando com diferentes pessoas; aprendendo coisas em outros idiomas; vendo programas de entrevista, realities, telejornais, documentários, séries, filmes e um pouco de absolutamente tudo, do útil ao aparentemente inútil. Tudo que ouço, tudo que vejo, eu acabo aproveitando de alguma forma. Muita coisa, eu só uso após um elaborado processo de reciclagem. Agora como professora então, eu acabo utilizando muita coisa em minhas aulas. Na vida, em geral, todo o conhecimento é útil e fascinante. O conhecimento é útil até quando o que impera é o desejo de futilidade que faz parte e também tem sua importância. Por falar em conhecimento, o autoconhecimento também é fundamental. Analisar os acontecimentos, a vida e a mim mesma de todos os ângulos que me são possíveis. Permitir a mente viajar, divagar e encontrar sentido ou falta de sentido nas coisas. Filosofar comigo mesma ou com alguém que também ame essa viagem cheia de trilhas e atalhos.
7-  Acampar – Acampar num lugar pertinho da natureza me desacelera a mente, me faz sentir mais viva. Nada de TV, de internet, de celular. Quero mesmo me desligar dessas coisas por um tempo. Quando no campo, quero só descansar; ao invés de filosofar, contemplar; se tiver água para eu virar um peixinho, é o auge. Se tiver uma bola para bater e pessoas competitivas para dar graça ao jogo, é o máximo. Ouvir música no fim da tarde numa roda de amigos, fazendo brincadeiras, jogando baralho, bebericando, dançando e cantando, é o que há.
8 - Ócio - Curtir o macio da cama, sentindo a preguiça da tarde, às vezes ouvindo o barulho da chuva; Passar um dia inteiro ouvindo as músicas que trazem lembranças de outras fases. Memórias felizes, memórias de uma melancolia poética, memória de paixões vividas ou amores platônicos. Músicas que me fizeram refletir na vida de forma agradável, mas não pouco impactantes; Ir a um parque, numa tarde de céu azul e me jogar no gramado apreciando a beleza do dia. “Nada melhor do que não fazer nada, só para deitar e rolar...” (Rita Lee – Mania de você)
9 – Caminhar – Aqui onde moro (Guarapuava-Paraná) há vários parques espalhados pela cidade. Antes eu ia à Lagoa das Lágrimas caminhar ou apenas sentar num banco e pensar na vida. Agora eu gosto bem mais de ir ao Parque do Lago para as duas coisas. É bem maior, mais arborizado, num dia de sol a paisagem é lindíssima. Muitas pessoas vão até lá. No verão, parece orla de praia. Quase sempre coloco meus fones e sigo a caminhada. Mas, não precisa ser caminhada programada para eu gostar. Também adoro sair a esmo, principalmente em outras cidades, para viver a experiência tão memorável de conhecer novos lugares. Outra coisa que adoro é conversar com alguém enquanto caminho. Nos filmes “Antes do Amanhecer” e “Antes do Pôr -do sol” – pelos quais sou apaixonada – os personagens Jesse e Celine têm a maior parte dos melhores diálogos enquanto passeiam pelas belas cidades de Viena, no primeiro filme, e de Paris em sua seqüência. Tenho um amigo com o qual adoro caminhar na também bela cidade de Curitiba. Muitas vezes começamos pela XV e terminamos no Largo da Ordem para continuarmos filosofando sob efeito de chopp. Sempre fascinante.
10 - Qual o décimo elemento? O camisa 10 da seleção? Quebrar a rotina, virar as coisas de ponta-kbça: A rotina traz algum conforto e, por isso acabamos, inconscientemente, criando padrões de comportamento. Quebrar essa rotina, esses padrões, de vez em quando, é algo que considero extremamente importante para dar uma sacudida na vida. E não me refiro a coisas grandiosas, mas, pequenos processos diários que invertidos de ângulo dão uma sensação de liberdade, de renovação. Fazer as coisas que se costuma fazer de um jeito diferente, se libertar das próprias manias, é algo inspirador, renova minhas energias. Algo aparentemente simples, contudo, é uma batalha a ser vencida, pois, muitos de nós nos apegamos aos pequenos processos e rituais que se criaram ao longo da vida, ainda que nem se saiba mais porque começaram. 

*Lista dos 10 Blogs que convido a participar da brincadeira. E quem mais se inpirar pela propossta, fique à vontade.

Deia - Rumoaescrita
Maria Fe - Reformulando
Cássinha - Coisinhas

9 comentários:

Dani Brito disse...

Ai Daniiii eu amei as dez coisas que vc ama...hahahaha
menina eu nao sei jogar truco, sou pessima com baralho só sei jogo infantil.
Pizza eu aaaamo, sou suspeita. Pizza com vinho então..hummm!!

criação, essa eu achei a parte mais deliciosa de ler, tbm adoro criar, adoro coisas diferentes!
Dani ficou otimo!
um super beijo e muito obrigada por aderir a brincadeira, fiquei feliz! rsrsrs
bjss
=)

Daniel Savio disse...

É tão bom andar bela natureza sentir o sol no rosto, ouvir os passaros e mais outras vantagens...

Fiquem com Deus, menina Daniella Dal'Comune.
Um abraço.

♥ Evelin Pinheiro ♥ disse...

ownnnnnnnn
Meu blog está aliii! \o/
Adorei e vou fazer lá no meu...
Amanhã, qdo xegar!
Obrigada pelo carinho!!! *-*

BeijO, passa lá!
http://evesimplesassim.blogspot.com/

Sil.. disse...

Ahhh, que linda você!!

Logo vou fazer (Só passar a correria aqui).
Ameiiiiii o selinho, ameiii!

Um abraço minha querida!!!

♥ Evelin Pinheiro ♥ disse...

Flor... eu ja tinha visto o selinho e até comenteii mais acima!!! =D

Mas passo aki pra agradecer mais uma vez e voiu fazer lá no meu blog agorinha!!*-*

BeijO e obrigada, mais uma vez!!
Adoro estar aki, seu blog merece!!

http://www.evesimplesassim.blogspot.com/

Cássinha disse...

Olá Danii!
Obrigada pelo selinho!
Assim que sobrar um tempinho vou fazer no meu blog... a vida tá corrida!

Bom feriado pra vc!

Um beijão!

José disse...

Olá Dinizinha!

Vim agradecer a tua visita, e mais comentário, volta sempre.
Vejo que tens um conhecimento, muito vasto sobre quase tudo, gostei de tudo, mas o dois, o sete,e o nove, são as minhas preferidas, gosto de jogar ao truco,gosto de acampar,e de caminhar, me pareces uma pessoa bem humurada, por isso te vou seguir,se me quiseres seguir seria uma honra para mim ter por lá uma menina tão bonita.

um beijinho,
José.

Ives disse...

Olá, lindo aqui, abraços

Liene disse...

De tudo um pouco...rs Há coisas e fazemos que são mais que especiais, não é Daniella? Fazemos com prazer e por prazer. Assim tudo toma uma dimensão maior daquilo que realmente é e a vida se torna mais leve e encantadora...

Obrigada pelo carinho da visita no meu cantinho.

Um lindo final de semana pra você, querida!

Um abraço carinhoso

Deus seja contigo!